Ha tempos venho conversando com o Guilherme Carvalho sobre como o futebol e bacana, os esportes atraem e o Marketing mais ainda. Talvez a partir de agora seja colaborador deste blog também, isso vai depender dos comentários, acessos e do gosto de quem ler. Pra você que cresceu vendo esportes, assim como eu, futebol e qualquer outra distração tudo o que move o mundo, infelizmente ou felizmente, é dinheiro. Nesse post vou falar mais específicamente de futebol. Você pode acompanhar a história do futebol e ver quantos "grandes" clubes temos no país. Podemos citar Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Altético Mineiro, Santos entre outros. Alguns destes clubes já possuem 100 anos ou mais, é muito tempo, certo? Os clubes funcionam como uma empresa, com funcionários, vendas, planejamente, receitas e depespesas, patrocínios e compras. Você conhece alguma empresa, grande, centenária, com boa administração e com bom produto que esta praticamente quebrada ou até hoje não tem uma sede própria? Isso se deve as pessoas competentes, a administração eficaz, bom planejamento e marketing e por fim a participação de pessoas idôneas e sérias. Mas por que isso não acontece no futebol? Você já imaginou a receita dos clubes como funciona? Existe compras de jogadores, mas hoje muitos são subisidiados por empresários que recebem em retorno posteriormente, existe custos de salários, viajens, camisas e manutenção. Mais ou menos, certo? Analisamos um pouco das despesas, agora vamos analisar as receitas. Cada clube é patrocinado por uma marca esportiva, ou seja, não tem custo de material esportivo, além disso tem patrocínio nas camisas, patrocínio nos jogos em que o mando acontece em casa, direito de imagem sobre os jogos e jogadores, ingressos de jogo e sócios, sem mencionar os demais patrocinios que podem subsidiar hospedagem e passagens. Caramba você já viu quanta receita? E a maioria delas anula aquilo que pensamos que fossem despesas (patrocínios). Você já fez um cálculo de quanto um clube ganha de ingressos nos jogos? Vamos fazer uma média com o Coritiba, existem vários valores de ingressos, mas vamos usar um preço médio entre o mais caro e o mais barato, R$ 50,00, multiplicado pela média de pessoas por jogo, 25.000 e vezes, em média, dois jogos por semana o resultado é: R$ 1.000,000,00 por mês, mas você pode ter certeza de que esse valor ainda é um pouco maior. Com todo esse dinheiro como não se pode ter jogadores bons, estádios bons e "CT"? Ainda mais em gestões de 100 anos? Só ha uma explicação...desvio e mau aproveitamento do dinheiro. Você pode ver Flamengo e Corinthians, times com as maiores torcidas do país e uma das maiores do mundo não possuem nem estádio próprio. Será que todo esse tempo não houve dinheiro suficiente pra isso? O Corinthians ainda aproveitou agora a copa e os incentivos fiscais pra "ganhar" um estádio. O Flamengo além de um estádio não tem nem "CT". Já imaginou a receita desses clubes? Pra onde vai o dinheiro? È amigos essa é uma pergunta que eu mesmo me faço, mas não tenho a resposta, ou não posso responder o que eu acho. Futebol não é tão transparente quanto parece e pode ser que o meu e o seu dinheiro estejam indo para o "lugar" ou "bolso" errado... Este foi meu primeiro post e como diz Aristóteles, "um bom começo já é a metade..." espero que isso ajude você a pensar diferente e que esse possa ser um começo de um bom tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário